07 outubro, 2008

O Ensaio Sobre a Cegueira...

Não que isto seja um blog que segue a temática da moda, não que não é, ainda não me viram aqui a falar da porcaria da crise bancária que assusta qualquer um, e especialmente - penso eu de que - aqueles que como eu são jovens recém licenciados em busca quase desenfreada de emprego, até porque a maioria vai mais ou menos de encontro àquilo que penso e sinto, em síntese: foda-se que agora é que tamos lixados!! .

Mas toda esta questão do Blindness e da Associação Norte-America dos Invisuais (ou qualquer coisa assim parecida) fez-me espécie, por favor, O ensaio sobre a cegueira, foi das melhores e mais marcantes obras literárias que eu já li até hoje, e li-o tinha eu apenas uns 16/17 aninhos (tenho que o ler outra vez), do que me lembro a história, a mensagem geral do livro, não foi uma critica aos invisuais mas sim à sociedade, foi um Hino ao poder do amor e à força interior de que um ser humano é capaz de ter. A cegueira foi usada meramente como uma metáfora ou mesmo uma imagem (que já nao me lembro muito bem da aula das figuras de estilo mas quizás seja mesmo uma parábola), em suma, poderia ter sido surdez porque não? No entando, é verdade que a cegueira cria muito mais impacto e Saramago não sendo burro achou por bem que essa seria a melhor escolha para ironicamente abrir os olhos aos Homens ....

Por isso, deste filme, se for tao bem conseguido como o Livro será um exito (nao de massas porque o Saramago não é para massas) mas sim um exito dirigido a quem consegue ver para alem do que lhe és posto à frente, para quem é capaz de sentir para além do que lhes é dado a sentir...

Estou contigo Saramago!!! Estou contigo Fernando Meireles!! Agora não me decepcionem :p